Apartamento AEG / Studio MEMM

Apartamento AEG / Studio MEMM - Imagem 2 de 38Apartamento AEG / Studio MEMM - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, CadeiraApartamento AEG / Studio MEMM - Fotografia de Interiores, Madeira, Mesa, CadeiraApartamento AEG / Studio MEMM - Fotografia de Interiores, Madeira, Dormitório, CamaApartamento AEG / Studio MEMM - Mais Imagens+ 33

  • Arquitetos: Studio MEMM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  515
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2025
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Faiani
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Closet e acabamentos, Cozinha, Pedras, Vidros e Caixilhos
  • Conceito De Interiores E Decoração: ToiToiToi Studio
  • Engenharia: Sito Engenharia
  • Ar Condicionado: Reclima
  • Paisagismo: Bia Abreu Paisagismo
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento AEG / Studio MEMM - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Sofá, Cadeira
© Ricardo Faiani

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no 20º andar de um edifício próximo ao Parque Ibirapuera, o Apartamento AEG, com 515m², se abre para a cidade com um horizonte de cerca de 270 graus, da Zona Oeste, Norte ao ABC Paulista. A partir dessa premissa a disponibilidade de um horizonte generoso o projeto assinado pelo Studio MEMM foi concebido para valorizar tanto a contemplação quanto a convivência, oferecendo soluções que equilibram integração e privacidade, fluidez e introspecção.

Apartamento AEG / Studio MEMM - Fotografia de Interiores, Madeira, Prateleira, Iluminação, Cadeira, Vidro
© Ricardo Faiani
Apartamento AEG / Studio MEMM - Fotografia de Interiores, Madeira, Iluminação, Cadeira, Vidro
© Ricardo Faiani

O foco principal do design de interiores foi a área social do apartamento, o coração da vida cotidiana da família e o principal cenário para encontros. A proposta buscou criar um ambiente capaz de se adaptar aos ritmos da família: momentos em que se deseja total integração entre estar, jantar e home theater, e outros em que privacidade, foco ou intimidade tornam-se essenciais.

Apartamento AEG / Studio MEMM - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Iluminação
© Ricardo Faiani

Essa flexibilidade é possibilitada por painéis de madeira pivotantes que articulam os espaços com elegância e fluidez. Quando fechados, definem limites visuais e criam uma atmosfera mais intimista. Quando abertos, dissolvem as barreiras espaciais e ampliam a percepção do ambiente, oferecendo uma sensação de continuidade e abertura.

Apartamento AEG / Studio MEMM - Imagem 36 de 38
Planta baixa

A parceria com o Toitoitoi Studio acrescentou refinamento aos interiores. Um toque de contraste é introduzido pela presença de elementos metálicos, luminárias, detalhes do mobiliário e ferragens, que acrescentam brilho e refletem a luz natural que preenche o apartamento ao longo do dia. O resultado é uma atmosfera sofisticada e ao mesmo tempo sutil. Um equilíbrio entre o natural e o urbano, entre o permanente e o transformável. O aconchego da materialidade abraça e se reforça ao enquadrar a cidade através de suas janelas. 

Apartamento AEG / Studio MEMM - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Mesa, Cadeira
© Ricardo Faiani
Apartamento AEG / Studio MEMM - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Mesa, Cadeira
© Ricardo Faiani

A varanda se destaca como espaço de respiro, tanto pela vista privilegiada quanto pelo desenho sensível. Voltada para o pôr do sol, ela precisava filtrar o calor da tarde e garantir privacidade em relação ao prédio vizinho.

Apartamento AEG / Studio MEMM - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Mesa, Cadeira
© Ricardo Faiani
Apartamento AEG / Studio MEMM - Fotografia de Interiores, Madeira, Cadeira
© Ricardo Faiani

A solução veio com uma estrutura de jardineiras de oito metros de comprimento desenhada pelo Studio MEMM que articula o ambiente. As jardineiras metálicas em tom cobre recebem o paisagismo assinado por Bia Abreu.  Vasos neutros e vegetação criam uma barreira natural sutil, que protege visualmente os moradores sem bloquear a luz. No centro, uma tora de madeira sustenta um banco de cinco metros de extensão, que funciona como assento e apoio, reforçando a fluidez do espaço. Entre os destaques do ambiente, uma poltrona assinada por Niemeyer contribui para que a varanda fuja do rigor ortogonal do interior. Pode-se dizer que o espaço se abre como uma pausa visual e sensorial, acolhendo a paisagem da cidade com suavidade.

Apartamento AEG / Studio MEMM - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Ricardo Faiani

Nos quartos, o piso original em espinha de peixe foi mantido, valorizando a materialidade da madeira e reforçando a elegância atemporal do projeto. O dormitório principal segue o mesmo olhar sensível: aqui, a vista da cidade é protagonista, emoldurada pelas amplas aberturas do edifício. Cortinas voil, tapetes claros e enxoval em tons suaves criam uma atmosfera sofisticada e serena.

Apartamento AEG / Studio MEMM - Fotografia de Interiores, Madeira, Iluminação, Porta
© Ricardo Faiani

Entre os ambientes íntimos, o quarto infantil e a brinquedoteca trazem cor, funcionalidade e diversão. São espaços pensados para brincar e relaxar, em diálogo com a estética do restante do projeto e integrados à rotina da família. Enquanto o quarto as cores são mais suaves para garantir a tranquilidade no momento de dormir, já a brinquedoteca traz cores mais fortes, gavetas, caixas, escadas e beliches com redes. Tudo para colaborar com a formação infantil tanto criativa, quanto organizacional e motora.

Apartamento AEG / Studio MEMM - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Sofá, Mesa, Cadeira
© Ricardo Faiani

Os banheiros, originalmente revestidos em mármore, foram preservados em sua maioria, com adaptações sutis nas marcenarias e nos elementos de vidro para manter a linguagem original do edifício. No lavabo, a proposta foi criar uma atmosfera com personalidade própria. O papel de parede em verde musgo, os metais bronzeados e a cuba em mármore bronze-armani estabelecem um diálogo refinado com os mármore travertino do piso da sala e os tons quentes da madeira, resultando em um ambiente que combina sofisticação, sobriedade e leve dramaticidade.

Apartamento AEG / Studio MEMM - Fotografia de Interiores, Madeira, Porta, Cadeira
© Ricardo Faiani

A cozinha, embora pensada prioritariamente para a equipe de apoio, também atende com praticidade ao uso cotidiano da família. A composição aposta em marcenaria em madeira, armários em vidro cinza ora fosco, ora brilhante e porcelanato em tom bege acinzentado, preservando a elegância e a harmonia com a área social.

Apartamento AEG / Studio MEMM - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Cadeira
© Ricardo Faiani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento AEG / Studio MEMM" 31 Ago 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1033267/apartamento-aeg-studio-memm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.